Acesso Aluno
Escola Marissol Colégio Augusto COMTE
Atenção   AVISO AOS PAIS     


+ Veja mais
:: ARTIGO

Aproximação Família X Escola

Aproximação Família X Escola
21/04/2017

Percebemos que hoje há um movimento da escola em busca da parceria com os pais dos alunos, o que já não era sem tempo, pois existem pesquisas que nos mostram claramente que o envolvimento dos pais na vida escolar do aluno produz melhorias nos resultados da aprendizagem.

Se observarmos os alunos que têm sucesso na vida escolar, vamos ter como um dado preponderante a participação e o envolvimento dos pais em todas as etapas da sua vida escolar, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental até chegar ao Ensino Médio, principalmente na mudança de um ciclo para o outro.

A comunicação dos pais com a escola nestes momentos mostra ser eficaz e muito importante para que o aluno se adapte às mudanças com mais facilidade e rapidez, sentindo-se mais seguro proporcionalmente ao envolvimento da família com a escola.

Conforme os ciclos escolares vão mudando, o aluno vai se aproximando cada vez mais da adolescência e começando a se afastar do ambiente familiar.

O aluno passa, então, a criar vínculos e a identificar-se com grupos de amigos da mesma idade, além de construir barreiras para se proteger.

Neste momento, é de extrema importância que a comunicação e a confiança entre escola e família sejam coordenadas, pois só assim este aluno passará por esta fase de uma forma mais tranquila.

Isso fará com que ele se concentre mais em seus estudos, tendo o mínimo possível de interferência das inseguranças que o cercam.

Iniciativas da escola em busca da construção do respeito e da confiança entre os profissionais da escola, a família e a comunidade são ferramentas eficazes na criação de relações sustentáveis de suporte à aprendizagem dos alunos.

Uma pesquisa da UNESCO sobre experiências de Interação Família e Escola constatou que os três efeitos mais importantes da aproximação com as famílias nas experiências constatadas foram:

- A incorporação das aprendizagens obtidas no contato com as famílias dos alunos, de modo a reorganizar práticas de gestão e pedagógicas.
- A ampliação da participação das famílias na vida escolar dos alunos e na relação com os agentes escolares.
- A articulação de programas e instituições para ajudar a escola a apoiar os alunos em situação mais vulnerável.

A vida familiar e a vida escolar são simultâneas e complementares para a construção do indivíduo e não há como separá-las ou ignorar uma ou outra.

É importante que pais, professores, filhos/alunos compartilhem experiências, entendam e trabalhem as questões envolvidas no dia a dia, sem se culparem pelos fracassos obtidos no caminho, mas, sim, compreendendo as dificuldades que cada um enfrenta na resolução dos problemas tanto familiares quanto escolares.


...



Twitter Twitter

Agenda Enquete

NA SUA OPINIÃO, QUAL É O FATOR MAIS IMPORTANTE PARA UMA BOA ESCOLA?







Votar +Ver resultado


Fone: (71) 3016-3329

contato@colegiomarissol.com.br

R. S. Domingos, 15 - São Marcos
Salvador - BA

Unidade de Nova Brasília (71) 3393-5493 / (71) 3016-3329
Unidade de Pau da Lima (71) 3393-3112
Siga-nos: Facebook Twitter Linkin Youtube


® 2011 Escola Marissol. Todos os direitos reservados.
TKO Web - Agência Digital